A Fundação Banco do Brasil disponibiliza anualmente o seu Relatório de Atividades como meio de acesso e prestação de contas aos seus públicos de interesse, reafirmando seu compromisso com a ética e transparência, além do respeito por todos que participam direta ou indiretamente das ações.
Esse Relatório é definido a partir de sua relevância e refere-se às atividades no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020. O documento foi submetido à análise e verificação do Conselho Fiscal e aprovado pelo Conselho Curador. Os dados contábeis foram verificados pela Deloitte Brasil e seguem os padrões e normas vigentes dos órgãos reguladores.
Desde 2015, a publicação do Relatório de Atividades segue as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI). Assim como na versão anterior, o Relatório foi preparado de acordo com o GRI Standards, opção “Essencial”. Os indicadores e suas formas de gestão estão sinalizados ao longo do texto e no sumário de conteúdo do GRI. Este documento integra a prestação de contas e apresenta as principais realizações da Fundação BB relacionadas ao investimento socioambiental, estratégia e à gestão interna.
No Relatório de Atividades 2020, também é possível conhecer algumas das iniciativas transformadoras desenvolvidas pela Fundação BB e que tangibilizaram os resultados aqui demonstrados.
Comentários, dúvidas, sugestões ou críticas sobre este Relatório podem ser enviadas para estrategia.govcorp@fbb.org.br ou comunicacao@fbb.org.br.
Definida em 2018, quando da elaboração do Plano Estratégico Quinquenal 2019-2023, a Matriz de Materialidade apresenta a priorização dos temas materiais, assim como a definição dos seus aspectos e limites, tendo sido referenciada pelos públicos de interesse da Fundação BB: funcionários da Fundação BB, funcionários do conglomerado Banco do Brasil (Instituidor), representantes do Poder Público (municipal, estadual ou federal), parceiros investidores, parceiros executores, participantes de projetos e outros representantes da sociedade civil e do Terceiro Setor.
Em 2020, com o propósito de uma maior conexão e alinhamento com as exigências e mudanças pertinentes ao Terceiro Setor da economia brasileira e diante de um ano com muitas ocorrências externas atípicas (pandemia, efeitos climáticos extremos e outros), fez-se necessária uma nova consulta aos principais stakeholders internos e externos da Fundação BB para atualização da Matriz de Materialidade.
Resultante desse novo processo de verificação dos temas materiais para abordagem no presente Relatório de Atividades, foram considerados de alta relevância para os públicos de interesse e de alto impacto para a Fundação BB os seguintes assuntos:
Ajuda Humanitária/Assistência Social (causas emergenciais)
Ética e Transparência
Tecnologia Social
Responsabilidade Socioambiental nos Programas e Projetos
Diversidade, Igualdade e Inclusão
Mobilização do Investimento Social
A partir da definição desses temas materiais, foi possível traçar estratégias mais alinhadas à realidade das comunidades atendidas pela Fundação BB e à visão e interesse dos nossos stakeholders.
Além disso, outros temas também são citados ao longo desse Relatório, pois a Fundação BB os considera relevantes para a sua atuação, tais como: Relacionamento com Parceiros, Comunicação e Visibilidade, Voluntariado, Gestão de Riscos e de Pessoas, Governança e Tecnologia da Informação.