A Fundação BB, no âmbito da gestão de pessoas, tem como premissa desenvolver ações e programas que privilegiem a formação e o desenvolvimento de competências, a qualidade de vida no trabalho, a ética nas relações e a valorização do corpo funcional, buscando manter um ambiente de trabalho saudável e motivador.
Encerramos 2020 com 126 funcionários, conforme quadro a seguir:
Para promover a capacitação de seus colaboradores, a Fundação BB concede bolsas de estudo para formação superior, idiomas e o incentivo à obtenção de certificação profissional. Em 2020, foram concedidas 18 bolsas de estudo.
Os funcionários também são incentivados a realizar cursos e treinamentos internos e externos, obter certificados internos de conhecimento e disponibilizados pela plataforma de universidade corporativa - UniBB. A meta anual de treinamento para cada funcionário é de 40 horas com cursos obrigatórios. Os gestores também cumprem meta específica para realização de cursos voltados para o desempenho de suas funções.
Todos os funcionários realizam avaliações e são avaliados por meio de um sistema de gestão de desempenho e competências que mensura a contribuição de cada funcionário a partir da relação entre o desempenho profissional e as competências necessárias para cumprir sua função.
Em consonância com os objetivos estratégicos do Plano Estratégico Quinquenal (PEQ 2019-2023) e também para acompanhar as mudanças emergentes e a evolução do tema gestão de pessoas, a Fundação BB desenvolveu ações e programas destinados ao desenvolvimento de seus colaboradores e da sua liderança, ao fornecimento de subsídios para maximizar a eficiência operacional, o clima e a cultura organizacional, a gestão do conhecimento, a cultura de inovação e a inteligência estratégica.
A Fundação BB preza pela qualidade de vida no trabalho e bem-estar de seus colaboradores e promove anualmente:
• ações para conscientização da importância em cuidar da saúde e realização de exame periódico de saúde;
• realização de campanhas e disponibilização de vacina antigripal para todos os funcionários;
• Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT, para reforçar temas relacionados à qualidade de vida, bem-estar e segurança no trabalho, como: palestra sobre prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST), meditação, alongamento, entre outras atividades.
Em 2020, a Fundação BB obteve a certificação GPTW - Great Place To Work, reconhecendo seu compromisso de desenvolver ações e programas de gestão de pessoas que privilegiam a formação e o desenvolvimento de competências, a qualidade de vida no trabalho, a ética nas relações, a valorização de seus colaboradores, buscando manter um ambiente de trabalho saudável e motivador.
A pesquisa para obtenção dessa certificação foi efetuada em ambiente virtual externo, sem qualquer ingerência da Fundação BB. Com a participação de 87% dos funcionários, as respostas alcançaram resultado satisfatório e a conquista do selo de Melhor Empresa para se Trabalhar.
Devido à pandemia da Covid-19, a Fundação BB percebeu a necessidade de ajustar a forma de trabalho de seus funcionários, de modo a protegê-los do contágio pelo novo coronavírus e sem que isso afetasse a condução dos projetos e programas apoiados. Sendo assim, foi adotado o regime de trabalho remoto que se viabilizou, mediante a adoção tempestiva de diversas providências, tais como a revisão e digitização de processos internos, disponibilização de software para atuação remota, adoção de instrumentos para assinaturas eletrônicas e empréstimo de equipamentos (notebook, teclado, mouse, monitor, cadeira) aos funcionários.
Além do apoio prestado aos funcionários infectados pela Covid-19, foi realizada em conjunto com a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, uma ampla pesquisa junto a todos os funcionários da Fundação BB abordando o tema da segurança e qualidade de vida no trabalho remoto, que geraram insumos para adoção de iniciativas como palestras virtuais sobre ergonomia, segurança da informação e saúde mental dos funcionários.