A Fundação Banco do Brasil

Fornecedores

GRI 102-9

Desde 2017, a Fundação BB segue o Regulamento de Licitações e Contratos do Banco do Brasil - RLBB, decorrente da Lei 13.303/2016, que disciplina as licitações e contratações de serviços, inclusive de engenharia, de publicidade e de patrocínio, compras, locações e alienações de bens, execução de obras e administração de contratos.

As contratações são realizadas por meio de processos licitatórios, ressalvados os casos de contratação direta, previstos no RLBB, visando à seleção da proposta mais vantajosa, observando os princípios da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, da economicidade, do desenvolvimento nacional sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório, da obtenção de competitividade e do julgamento objetivo.

Em atendimento ao princípio do desenvolvimento nacional sustentável, sempre que possível, a especificação do objeto da contratação contém critérios sustentáveis, devidamente justificados, sem prejuízo dos princípios da isonomia e da competitividade, utilizando-se como referência o instrumento Padrão de Compras e Descartes Sustentáveis do Banco do Brasil.

Os contratos firmados pela Fundação BB são acompanhados e fiscalizados por funcionários, especialmente designados para este fim, e publicados no portal da Fundação BB, na internet, para acesso e controle público.

A Fundação BB exige de seus fornecedores, em seus instrumentos contratuais, o compromisso com a não utilização de práticas discriminatórias negativas no acesso e na manutenção do emprego, com o respeito à diversidade, com a preservação do meio ambiente, com as disposições da lei anticorrupção (Lei 12.846/2013), com o repúdio a condutas de assédio, com a observância à Declaração Universal dos Direitos Humanos, com o cumprimento da legislação trabalhista e com a orientação de suas condutas pela ética e demais princípios que norteiam as relações de trabalho e do contrato.

Tecnologia da Informação

Em 2020, os sistemas corporativos da Fundação BB receberam sustentação e importantes aprimoramentos que agregaram novos recursos para maior agilidade na contratação e gestão dos projetos socioambientais.

O processo de seleção, credenciamento e premiação das Tecnologias Sociais foi reformulado e digitizado, agregando novas funcionalidades à plataforma Transforma! que proporcionou agilidade e interatividade aos eventos de premiação, com destaque para a chamada pública do Desafio Transforma!.

Em adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD foi disponibilizado no portal da Fundação BB um canal exclusivo com acesso à Política de Privacidade e formulário específico para solicitação de informações, conferindo maior transparência ao tratamento da base de dados.

Na área de captação de recursos, foram desenvolvidos portais para o recebimento de doações para causas emergenciais atendidas no âmbito do Programa Estruturado Ajuda Humanitária.

Visando operacionalizar os recursos advindos da parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - MMFDH, foi desenvolvida solução para apoio ao Programa Solidarize-se, que possibilitou o ágil atendimento a mais de 2.000 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), para que estas pudessem mitigar os efeitos nocivos da pandemia da Covid-19.

Diante da necessidade de continuidade dos negócios frente à pandemia de Covid-19, foi viabilizado ambiente com acesso remoto aos colaboradores da Fundação BB, que proporcionou condições de trabalho em home office, garantindo a continuidade dos nossos processos internos e dos projetos socioambientais apoiados.