Mensagem
da Liderança

GRI 102-14

Quem imaginaria um ano de transformações tão relevantes? Para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade a ajuda humanitária transformou a realidade social causada pelos efeitos de uma pandemia que aumentou as desigualdades e as necessidades básicas da população.

Com o propósito de valorizar vidas para transformar realidades, nossas ações em 2020 demonstraram superação, solidariedade, parceria e esperança. Superamos os R$ 309,2 milhões em investimento social privado, representando 167% de crescimento de recursos aplicados em relação a 2019.

As iniciativas atenderam mais de 2 milhões de brasileiros em todos os estados da federação e no Distrito Federal. Esse resultado só foi possível em virtude da mobilização de investidores sociais, parceiros públicos e privados, e também de pessoas físicas que acreditaram no nosso trabalho e, voluntariamente, fizeram doações para nossos programas e projetos.

Com o posicionamento de marca “Nosso valor transforma”, lançamos uma nova campanha institucional com histórias valiosas de brasileiros que são agentes transformadores de suas vidas, das comunidades em que vivem e que contribuem para um país cada vez mais sustentável e engajado em causas socioambientais.

Foi esse engajamento, aliado ao sentimento de solidariedade, que permitiu o atendimento prioritário a milhões de pessoas que passavam por momentos difíceis. Com os projetos Proteja e Salve vidas, Arrecadação Solidária e Solidarize-se foi possível amenizar os impactos causados ou agravados pela pandemia da Covid-19.

O cenário desafiador de 2020 e o histórico de atuação da Fundação BB nos conduziram para a revisão do plano estratégico e a priorização do investimento socioambiental em cinco programas estruturados para fortalecer o desenvolvimento do país: ajuda humanitária por meio de ações de assistência social; educação para o futuro das crianças e adolescentes; tecnologia social como solução de efetiva transformação nas comunidades; preservação do meio ambiente com geração de emprego e renda e promoção do voluntariado, todos alinhados aos critérios ASG (Ambientais, Sociais e de Governança).

É com muito orgulho que apresentamos o Relatório de Atividades 2020, que demonstra o trabalho especializado e dedicado de todos os funcionários da Fundação BB, da rede de agências e colaboradores do conglomerado Banco do Brasil, dos parceiros, investidores, empreendedores, doadores e voluntários que contribuíram na grande jornada desse ano de ensinamentos.

Aos 35 anos de trajetória, comemorados virtualmente no mês de dezembro de 2020, queremos seguir conectados com as soluções que valorizam vidas para transformar realidades de norte a sul do Brasil. Imaginamos que os aprendizados desse momento foram o ponto de partida para os novos desafios de 2021.

André Guilherme Brandão

Presidente do Banco do Brasil e do
Conselho Curador da Fundação BB
(de agosto 2020 a março 2021)

Asclepius Soares

Presidente da Fundação BB