Parcerias e Relacionamentos

Parceiros

Além do Banco do Brasil, diversos parceiros acreditaram em nosso trabalho e investiram em programas, projetos e campanhas promovidas pela Fundação BB em 2020, contribuindo com a transformação de milhões de realidades.

Recursos mobilizados

R$ 309,2 milhões

A participação da sociedade civil com as doações voluntárias realizadas por pessoas físicas também foi de extrema relevância para as ações desenvolvidas ao longo do ano. Desenvolver a cultura de doação faz parte da estratégia de mobilização de recursos da Fundação BB.

Casa Civil / Presidência da República

No início de 2020, a Fundação Banco do Brasil estruturou uma ferramenta voltada ao recebimento de doações para a “Operação Acolhida”, força-tarefa humanitária coordenada pelo Governo Federal com o apoio de agências da Organização das Nações Unidas e da sociedade civil, que oferece assistência emergencial a imigrantes venezuelanos.

Ainda no primeiro trimestre daquele ano, a Fundação BB firmou acordo com a Casa Civil da Presidência da República para viabilizar ações emergenciais de combate e mitigação dos efeitos da pandemia da Covid-19. No âmbito desta parceria, foi lançado o projeto Arrecadação Solidária, uma iniciativa vinculada ao Programa Pátria Voluntária, do Governo Federal, com o objetivo de apoiar instituições sem fins lucrativos que atuam junto a grupos vulneráveis da sociedade.

O projeto viabilizou o recebimento, pela Fundação BB, de doações voluntárias de recursos privados, de pessoas físicas e jurídicas, para a realização de ações de entrega de alimentos, itens de higiene, limpeza e equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros.

Centro Infantil Boldrini

A Fundação Banco do Brasil e o Centro Infantil Boldrini, localizado em Campinas (SP), assinaram um termo de cooperação no qual a Fundação BB irá gerir, por meio de uma das modalidades de seu fundo patrimonial, recursos financeiros captados com a finalidade específica de apoiar pesquisas de inovação para o combate do câncer infantojuvenil.

Entre as ações previstas, a Fundação BB e o Centro Boldrini pretendem coordenar ações para selecionar, implementar, monitorar e avaliar projetos alinhados ao objeto da parceria, bem como promover a captação, gestão e uso dos recursos financeiros que serão prospectados junto a doadores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou internacionais.

Em seus 42 anos de história, o Centro Infantil Boldrini já atendeu aproximadamente 30 mil pacientes encaminhados com a suspeita ou o diagnóstico de câncer ou de doenças hematológicas.

As doações ao Fundo Patrimonial contam com incentivo fiscal previsto na Lei 9.429/95, que permite às pessoas jurídicas com regime de tributação no lucro real a dedução até o limite de 2% do lucro operacional.

Instituto Ayrton Senna

Unidos pela educação, a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Ayrton Senna fizeram um balanço sobre a parceria realizada em 2019, que impactou 700 mil crianças no país com programas de educação. Ao todo, foi possível apoiar secretarias de ensino de 33 municípios na gestão de políticas públicas de alfabetização e no enfrentamento das taxas de distorção idade-série (alunos com mais de dois anos de atraso escolar).

Além de contribuir para o aumento da proficiência escolar dos estudantes por meio da aplicação de metodologias desenvolvidas pelo Instituto Ayrton Senna, a parceria possibilitou a formação de 2.893 professores de 1.558 escolas diferentes.

Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal e Instituto Brasília Ambiental

A orla norte do Lago Paranoá de Brasília (DF) será recuperada com o plantio de espécies nativas do Cerrado por meio da parceria entre a Fundação Banco do Brasil, a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal e o Instituto Brasília Ambiental. As instituições publicaram o edital de seleção pública que selecionou entidade sem fins lucrativos para desenvolver as ações de conservação e recomposição florestal nas áreas de proteção permanente. A ação faz parte do Programa Recupera Cerrado, instituído pelo Decreto Distrital nº 37.646/2016 e contou com investimento de R$ 1,4 milhão.