A Fundação Banco do Brasil

Gestão de riscos e controles internos

GRI 102-11

Em 2020, com a nova estrutura organizacional da Fundação BB, foi criada a Gerência de Controles e Riscos, responsável pela gestão de riscos, controles internos e o monitoramento do Programa de Integridade.

A Fundação BB avalia e monitora riscos que possam interferir diretamente na sustentabilidade da organização, na qualidade dos seus programas e projetos e na eficiência dos seus processos.

Com o intuito de apoiar a Diretoria Executiva na consecução do seu propósito e objetivos estratégicos, a Fundação BB utiliza o modelo proposto pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) e pela norma ISO 31.000 para a Gestão de Riscos.

O processo de gerenciamento de riscos da Fundação BB tem por objetivo possibilitar a identificação, avaliação, mitigação, controle, monitoramento, mensuração, reporte e aprimoramento dos riscos inerentes às atividades da Instituição, resguardando-a de possíveis danos e permitindo uma gestão proativa, transparente e de qualidade.

A Fundação BB realiza o monitoramento dos riscos relevantes, com reportes periódicos à Diretoria Executiva, ao Comitê de Gestores e aos Conselhos Curador e Fiscal.

Controles Internos

Assim como na Gestão de Riscos, a Fundação BB adotou o direcionador COSO para o desenvolvimento e a implementação do seu Sistema de Controles Internos, e estabeleceu o Modelo Referencial de Linhas de Defesa para a avaliação da efetividade desse sistema.

A 1ª linha de defesa é constituída pela gestão dos processos que fazem parte da cadeia produtiva da Fundação BB. A atuação busca identificar e avaliar riscos associados aos processos, bem como implementar e executar controles que mitiguem esses riscos.

A 2ª linha de defesa corresponde às funções corporativas típicas de gestão de riscos, controles internos e conformidade, bem como as funções de governança, segurança institucional e assessoria jurídica, visando subsidiar a Diretoria Executiva na tomada de decisões.

A 3ª linha de defesa abrange a função de auditoria interna, a qual avalia a efetividade de todo o ciclo de gerenciamento de riscos e controles da Fundação BB. É garantida a atuação independente dos auditores.

Fundo de Tela - Segurança da Informação

Comunicação Corporativa – Cursos sobre LGPD

São realizados reportes mensais à Diretoria Executiva sobre o andamento das atividades de controle. O escopo dessas atividades é definido no Plano Anual de Controle (PAC) aprovado pela Diretoria.

A Fundação BB também conta com a Política de Controles Internos e Conformidade que, além de estar em consonância com os princípios do COSO, corrobora para a solidez da estrutura de governança, cumprindo sua premissa de auxiliar a organização a atingir seus objetivos estratégicos e mitigando riscos de conformidade. A referida Política dispõe, entre outros, que a Fundação BB adota e estimula a conduta ética inequívoca de todos os colaboradores da Instituição (funcionários, contratados e prestadores de serviços).

Fundo de Tela - conformidade