Principais Resultados

Tecnologia Social

GRI 103-2 | 103-3

Rodada de investimento social inédita da Fundação BB conta com aporte de até R$ 3 milhões

Em 2020, as Tecnologias Sociais continuaram na pauta de prioridades da Fundação BB. Além da plataforma Transforma! Rede de Tecnologias Sociais , base de dados colaborativa para troca de conhecimentos entre os usuários cadastrados, que tiveram suas Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação BB, criamos o Desafio Transforma! – uma proposta alternativa aos editais de seleção de projetos.

O processo do Desafio Transforma! foi desenhado de forma similar ao das rodadas de investimento para startups e teve como objetivo a seleção de projetos de reaplicação de Tecnologias Sociais no tema Educação (qualificação profissional) e Meio Ambiente (saneamento e acesso à água).

Em sua primeira edição, foram recebidas 232 inscrições, sendo 134 da área de educação e 98 de meio ambiente. Uma comissão de seleção formada pelos funcionários da Fundação BB que compõem o comitê de Tecnologia Social realizou o processo para escolha das 10 finalistas, sendo 5 para cada tema.

Os projetos finalistas participaram do Pitch Day, dia de apresentação para uma banca de especialistas composta por representantes dos parceiros: BB Tecnologia e Serviços (BBTS), BB Gestão de Recursos (BB DTVM) e Ativos S.A. e apoiadores: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Microsoft e Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE).

Ao final do processo, foram selecionadas três iniciativas para cada tema:

Meio ambiente

Centro Feminista 08 de Março - Mossoró (RN)

Projeto: Água Viva Na Escola: transformando o semiárido.

Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica - Turmalina (MG)

Projeto: Gestão participativa: água e produção orgânica no Vale do Jequitinhonha - MG

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) -
Tefé (AM)

Projeto: Arranjo de Tecnologias Sociais de abastecimento de água para comunidades ribeirinhas da Amazônia

Educação

Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (Poloprobio) - Castanhal (PA)

Projeto: Educação e Qualificação Profissional na Amazônia transformando vidas, com uma renda digna, identidade, qualidade de vida e equilíbrio ambiental

Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande - Rio Grande (RS)

Projeto: LeME Transforma

Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (EDISCA) - Fortaleza (CE)

Projeto: A Vida É Feminina

As instituições receberão um investimento social de até R$ 500 mil cada, para reaplicação de Tecnologias Sociais, soluções inovadoras para problemas sociais, que somam saberes populares e da ciência e geram impacto socioambiental positivo. “É uma forma diferente de selecionar projetos e trabalhar com Tecnologias Sociais que são muito importantes para a Fundação BB”, pontua Asclepius Soares (Pepe), presidente da Fundação BB.