Projeto Compartilhaí - Associação Brasileira de Educação e Cultura - Almirante Tamandaré (PR)
GRI 103-2 | 103-3 | G4-DMA | NGO1 | NGO6 | NGO10
Conectada com o Banco do Brasil
A Fundação BB é a principal executora do investimento social do Banco do Brasil e de seu conglomerado. Devido à capilaridade da instituição e por meio do apoio de sua rede de agências é possível alcançar todas as regiões do país, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e com a transformação das comunidades onde o Banco está inserido.
Iniciativas como os projetos de Inclusão Socioprodutiva e Voluntariado BB evidenciam a vocação das instituições em apoiar ações que valorizam vidas e transformam realidades, pautadas pelo valor declarado pelo BB: espírito público.
As ações da Fundação BB contribuíram para a permanência do Banco do Brasil na carteira World do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) Criado em 1999, o DJSI é um indicador de performance financeira das empresas líderes em sustentabilidade em nível global. É um dos mais importantes índices mundiais de sustentabilidade e tornou-se uma das maiores referências para instituições administradoras de recursos, que se baseiam neste índice para suas decisões de investimentos. da Bolsa de Valores de Nova York, no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE) Reúne ações de empresas de capital aberto com as melhores práticas em sustentabilidade, ou seja, nas dimensões econômica, ambiental e social., no Índice de Sustentabilidade da Bolsa de Valores de Londres (FTSE4 Good Index Series) Índice que avalia e classifica as empresas com melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. e constar no ranking Global 100 O Global 100 é um índice que classifica as empresas pela excelência em sustentabilidade, considerando as dimensões econômica, social e ambiental. das Corporações Mais Sustentáveis da Corporate Knights.
Para reforçar a conexão com o Banco do Brasil, a primeira edição do Desafio Transforma!, realizada em 2020, teve, entre outros, o apoio e parceria de empresas do conglomerado BB: BB Tecnologia e Serviços (BBTS), BB Gestão de Recursos - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (BB DTVM) e Ativos S.A.
Dessa forma, a Fundação BB colabora para a estratégia corporativa do BB, com foco na diretriz estratégica “Sustentabilidade e Negócios Sociais”. Além disso, contribui para o cumprimento do Plano de Sustentabilidade do Banco do Brasil - Agenda 30 BB O Plano de Sustentabilidade do Banco do Brasil – intitulado Agenda 30 BB é o instrumento por meio do qual o Banco aprimora seus negócios e processos, alinhando-se às melhores práticas mundiais e contribuindo para que a responsabilidade socioambiental permeie todo o Conglomerado, buscando a geração de resultados sustentáveis., em especial no Desafio 20: Aprimorar a integração entre o Investimento Social Privado e a estratégia de negócios.
Projetos de Inclusão Socioprodutiva - PIS
A Fundação BB, em parceria com as agências Setor Público do Banco do Brasil, apoia projetos de cooperativas, associações e entidades sem fins lucrativos, visando à estruturação e implementação de atividades ou empreendimentos que promovam a inclusão socioprodutiva. O projeto tem como perspectiva a conquista de emancipação social, política e produtiva dos indivíduos, potencializando os valores das comunidades e o saber-fazer local.
Em 2020, a atuação do PIS, que era voltada à estruturação de atividades ou empreendimentos alinhados ao tema Agroecologia, foi ampliada para apoio a outros projetos de Inclusão Socioprodutiva, com o objetivo de promover o acesso a oportunidades de trabalho e renda e contribuir para uma educação integrada, tendo como público priorizado os segmentos que compõem a base da pirâmide social.
Em 2020, a Fundação BB investiu:
Projeto Voluntariado BB e a Fundação BB
O Projeto Voluntariado BB e a Fundação BB têm por objetivo apoiar iniciativas desenvolvidas por entidades sem fins lucrativos que tenham a atuação de Voluntários BB (funcionários do Banco do Brasil, da ativa ou aposentados).
Na edição de 2020, o Programa priorizou iniciativas nas seguintes áreas da Educação: Inclusão Digital, Educação Inclusiva e Educação Profissionalizante com Empreendedorismo.
Foram habilitadas 29 propostas em 14 estados brasileiros.
Devido ao contexto de isolamento social e das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, considerando-se as dificuldades e inseguranças quanto ao início da execução das atividades dos projetos apresentados, decidiu-se postergar as análises e execuções para 2021, garantindo os recursos às entidades classificadas.
Moradia Urbana com Tecnologia Social - MUTS
A Fundação BB, em atendimento às necessidades de políticas públicas para populações de baixa renda, apoiou o Projeto MUTS - Moradia Urbana com Tecnologia Social, baseado na reaplicação de tecnologia social de mobilização e organização de comunidades atendidas por empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.
Por meio da iniciativa, a Fundação BB implementou, em 2020, 2 projetos que, com investimentos de R$ 390.240,32, atenderam 1.615 pessoas nas cidades de Santa Terezinha de Itaipu (PR) e Pelotas (RS).