Parcerias e Relacionamentos

Projeto Compartilhaí - Associação Brasileira de Educação e Cultura - Almirante Tamandaré  (PR)

Mobilização do investimento social

GRI 103-2 | 103-3 | G4-DMA | NGO1 | NGO6 | NGO10

Conectada com o Banco do Brasil

A Fundação BB é a principal executora do investimento social do Banco do Brasil e de seu conglomerado. Devido à capilaridade da instituição e por meio do apoio de sua rede de agências é possível alcançar todas as regiões do país, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e com a transformação das comunidades onde o Banco está inserido.

Iniciativas como os projetos de Inclusão Socioprodutiva e Voluntariado BB evidenciam a vocação das instituições em apoiar ações que valorizam vidas e transformam realidades, pautadas pelo valor declarado pelo BB: espírito público.

As ações da Fundação BB contribuíram para a permanência do Banco do Brasil na carteira World do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) da Bolsa de Valores de Nova York, no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE) , no Índice de Sustentabilidade da Bolsa de Valores de Londres (FTSE4 Good Index Series) e constar no ranking Global 100  das Corporações Mais Sustentáveis da Corporate Knights.

Para reforçar a conexão com o Banco do Brasil, a primeira edição do Desafio Transforma!, realizada em 2020, teve, entre outros, o apoio e parceria de empresas do conglomerado BB: BB Tecnologia e Serviços (BBTS), BB Gestão de Recursos - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (BB DTVM) e Ativos S.A.

Dessa forma, a Fundação BB colabora para a estratégia corporativa do BB, com foco na diretriz estratégica “Sustentabilidade e Negócios Sociais”. Além disso, contribui para o cumprimento do Plano de Sustentabilidade do Banco do Brasil - Agenda 30 BB , em especial no Desafio 20: Aprimorar a integração entre o Investimento Social Privado e a estratégia de negócios.

Projetos de Inclusão Socioprodutiva - PIS

A Fundação BB, em parceria com as agências Setor Público do Banco do Brasil, apoia projetos de cooperativas, associações e entidades sem fins lucrativos, visando à estruturação e implementação de atividades ou empreendimentos que promovam a inclusão socioprodutiva. O projeto tem como perspectiva a conquista de emancipação social, política e produtiva dos indivíduos, potencializando os valores das comunidades e o saber-fazer local.

Em 2020, a atuação do PIS, que era voltada à estruturação de atividades ou empreendimentos alinhados ao tema Agroecologia, foi ampliada para apoio a outros projetos de Inclusão Socioprodutiva, com o objetivo de promover o acesso a oportunidades de trabalho e renda e contribuir para uma educação integrada, tendo como público priorizado os segmentos que compõem a base da pirâmide social.

Em 2020, a Fundação BB investiu:

Projeto Voluntariado BB e a Fundação BB

O Projeto Voluntariado BB e a Fundação BB têm por objetivo apoiar iniciativas desenvolvidas por entidades sem fins lucrativos que tenham a atuação de Voluntários BB (funcionários do Banco do Brasil, da ativa ou aposentados).

Na edição de 2020, o Programa priorizou iniciativas nas seguintes áreas da Educação: Inclusão Digital, Educação Inclusiva e Educação Profissionalizante com Empreendedorismo.

Foram habilitadas 29 propostas em 14 estados brasileiros.

Devido ao contexto de isolamento social e das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, considerando-se as dificuldades e inseguranças quanto ao início da execução das atividades dos projetos apresentados, decidiu-se postergar as análises e execuções para 2021, garantindo os recursos às entidades classificadas.

Moradia Urbana com Tecnologia Social - MUTS

A Fundação BB, em atendimento às necessidades de políticas públicas para populações de baixa renda, apoiou o Projeto MUTS - Moradia Urbana com Tecnologia Social, baseado na reaplicação de tecnologia social de mobilização e organização de comunidades atendidas por empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.

Por meio da iniciativa, a Fundação BB implementou, em 2020, 2 projetos que, com investimentos de R$ 390.240,32, atenderam 1.615 pessoas nas cidades de Santa Terezinha de Itaipu (PR) e Pelotas (RS).