A Fundação Banco do Brasil

Estrutura organizacional

GRI 102-18 | 102-22 | 102-23

A estrutura de governança da Fundação BB assegura a divisão apropriada das responsabilidades operacionais e de gestão entre seus órgãos de administração e fiscalização, tomando as decisões de forma colegiada, com o objetivo de minimizar riscos, integrar visões, agregar valor e qualidade à decisão e compartilhar conhecimentos e responsabilidades.

Conselho Curador: órgão superior de deliberação e orientação, responsável por traçar as diretrizes fundamentais para a consecução dos objetivos da Fundação BB. É composto por três membros natos e oito membros temporários e seus respectivos suplentes. O prazo de mandato dos membros temporários é de dois anos, admitida a recondução, uma única vez.

Membros Natos

Asclepius Ramatiz Lopes Soares
André Guilherme Brandão
Vago - Representante dos Acionistas Minoritários no Conselho de Administração do Banco do Brasil

Membros Temporários (Titulares e Suplentes)

Amauri Garcia Lellis Júnior
Ana Cláudia Kakinoff Correa
Ana Maria Rodrigues Borro Macedo
Ênio Mathias Ferreira
Frederico Guilherme Fernandes de Queiroz Filho
Ilda Ribeiro Peliz
José de Castro Barreto Júnior
Lídia Freire Abdalla Nery
Marcelo Gonçalves Farinha
Marcelo Otávio Wagner
Mauro Biancamano Guimarães
Rosa Maria Neumann
Sandra Santana Soares Costa

Conselho Fiscal: órgão de fiscalização dos atos de gestão dos administradores e das atividades da Fundação BB. Composto por três membros titulares e seus respectivos suplentes, com prazo de mandato de dois anos, admitida a recondução, uma única vez.

Membros Titulares
Alexandre Carneiro Cerqueira
Rogério Valsechy Karl
Wilsa Figueiredo

Membros Suplentes
Cláudia Ohtoshi Larrubia
Marcelo Kalume Reis
Nilo José Panazzolo

Diretoria Executiva: órgão responsável pela administração da Fundação BB, com atuação permanente. Coordena e implementa as decisões do Conselho Curador e os dispositivos estatutários e conduz os demais assuntos relativos à gestão, observando os princípios e as boas práticas de governança. É composta pelo presidente, diretor executivo de Desenvolvimento Social e diretor executivo de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística. Os membros são eleitos pelo Conselho Curador, entre empregados da ativa do Banco do Brasil S.A., com prazo de mandato de dois anos, admitida a recondução.

Presidente
Asclepius Ramatiz Lopes Soares

Diretor de Desenvolvimento Social
Rogério Bressan Biruel

Diretor de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística
Roberto Luiz Benkenstein

Comitê de Investimentos: assessora e propõe ao Conselho Curador as estratégias de investimentos dos ativos financeiros da Fundação BB. É composto por dois conselheiros curadores ou suplentes, eleitos por aquele Colegiado; pelo presidente e diretor executivo de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística da Fundação BB.

Comitês Internos: responsáveis pelo cumprimento do plano estratégico, orçamentário e operacional da Fundação BB, assim como a definição e administração de políticas e diretrizes de recursos humanos, financeiros, tecnológicos, administrativos e comunicação.

Auditoria: as funções de auditoria são desempenhadas pela Unidade Auditoria Interna do Banco do Brasil (Audit) que avalia a governança e processos internos da Fundação BB. Também é auditada por empresa de auditoria independente, que avalia anualmente nossas contas e sistema de controles internos.

Em 2020, foi implementada a nova estrutura organizacional da Fundação BB, aprovada em dezembro de 2019 e que teve por objetivo gerar maior eficiência operacional e especializar equipes como a de avaliação da efetividade dos programas e projetos.