Comunicação e Visibilidade

Posicionamento e Reputação

A imagem positiva constitui um ativo essencial na geração de valor não somente para a Fundação BB, mas também para seu Instituidor, o Banco do Brasil, investidores sociais e parceiros estratégicos. Em 2020, foram publicadas 2.772 notícias em mídia espontânea, número 19% superior a 2019, sendo que 92,8% da exposição foi positiva, fortalecendo ainda mais a marca Fundação BB diante da sociedade, setor público, organizações do Terceiro Setor, clientes e funcionários do Banco do Brasil e conglomerado, e evidenciando o relevante papel que desempenha para o desenvolvimento socioambiental no país.

Os conteúdos publicados em canais digitais próprios - como o Portal de Notícias da Fundação BB e os perfis em redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube, responsáveis por 68,6% da audiência total dos canais de comunicação, destacaram a transformação socioambiental promovida pelos programas e projetos com foco em seus participantes, valorizando as iniciativas realizadas, especialmente de ajuda humanitária, como a campanha Proteja e Salve Vidas, e de Tecnologias Sociais, como o Desafio Transforma!

Público externo

Os projetos e ações desenvolvidos pela Fundação BB em 2020 foram destaque na imprensa nacional e internacional, com 2.573 inserções positivas em mídia espontânea. Entre as matérias e maior alcance de público estão:

Jornal Nacional (14/04/2020) - editoria do quadro Solidariedade S.A., em que a emissora dedicou espaço para ressaltar o investimento social das organizações no combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Folha de São Paulo (10/05/2020) -  reportagem de capa sobre o modelo estruturado pela Fundação BB e parceiros para compra da produção agrícola de pequenos agricultores para doação às comunidades locais, como forma de evitar o desperdício e garantir segurança alimentar em momento de crise.

Valor Econômico (11/05/2020) - destaque no caderno Empresas divulgou a doação de recursos para a distribuição de 10 mil cestas básicas no município de Mogi das Cruzes (SP), beneficiando 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nas redes sociais, vale ressaltar o crescimento orgânico de 33,8% do número de seguidores em 2020, chegando a 78.864 perfis que acompanham a Fundação BB no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter.

A partir do segundo semestre, a curadoria do feed, especialmente no Instagram, revelou alto potencial de incremento no número de impressões nos posts. Os três posts com melhor performance do ano foram:

Público interno

Em 2020, houve incremento significativo de 102% no número visualizações totais nas matérias publicadas na Agência de Notícias da Intranet BB em comparação a 2019. Isto é, o número de visualizações totais mais que dobrou, demonstrando maior interesse do público interno pelas ações, projetos e programas desenvolvidos pela Fundação BB. A divulgação das ações de enfrentamento aos efeitos da pandemia por meio da campanha Proteja e Salve Vidas foi predominante nas publicações, seguida pela divulgação do Desafio Transforma!

Destaca-se o engajamento dos funcionários do BB e do conglomerado em ações de endomarketing com sorteios de brindes de instituições parceiras. No mês de outubro, em parceria com o Instituto Magnus e Instituto Proeza, duas ações somaram 30.055 participantes. Essas ações contribuíram para o crescimento de mais de 60% no número de seguidores da Fundação BB no Instagram.

Os programas e projetos divulgados nos canais de comunicação internos foram positivamente reconhecidos pelos colaboradores institucionais, que expressaram sentimentos de gratidão e orgulho nos elogios registrados nos comentários das matérias publicadas, valorizando o papel da Fundação BB como executora do investimento social privado do BB.

Clientes BB

Em comemoração aos 35 anos da Fundação BB foi realizada uma inédita ação de marketing direto para 300 mil clientes BB, que receberam uma mensagem no app do Banco com convite para visualizar o vídeo institucional.

Público interno

A campanha de ajuda humanitária Proteja e Salve Vidas, lançada pela Fundação BB logo após o início da pandemia do novo coronavírus no país, foi potencializada com a parceria do Banco do Brasil, BB Seguros, banco BV, Cooperforte e mais de 20.000 doadores voluntários.

Idealizada para oferecer assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social, a ação também apoiou micro e pequenos empreendedores urbanos, pequenos produtores rurais e agricultores familiares com a aquisição de seus produtos, promovendo o apoio à cadeia produtiva nacional. Para amplificar a divulgação dessa ação, foi produzido vídeo que atingiu mais de 255 mil visualizações no YouTube. (https://youtu.be/FB4oiMlDl28)

Os Centros Culturais Banco do Brasil também foram grandes parceiros da campanha, unindo cultura, solidariedade e incentivando a cultura de doação no Brasil.

Durante os meses de julho, agosto e setembro de 2020, parte dos recursos da bilheteria dos eventos do CCBB Brasília (Drive-in CCBB) foram revertidos para a campanha. Com o nome Bilheteria Solidária, a iniciativa viabilizou o apoio à Associação dos Produtores de Teatro (APTR), beneficiando famílias de camareiras, operadores e técnicos de teatro que tiveram suas atividades paralisadas durante a pandemia da Covid-19.

Diversas lives de artistas renomados como Zé Neto e Cristiano, Jota Quest, Capital Inicial, Xande de Pilares e Paralamas do Sucesso, promovidas pelo Banco do Brasil com apoio de parceiros do conglomerado BB, divulgaram a campanha da Fundação BB e disponibilizaram QR Codes para doação durante as apresentações, totalizando cerca de R$ 630 mil que foram destinados às instituições sem fins lucrativos.

O site coronavirus.fbb.org.br foi um marco na transparência da aplicação dos recursos arrecadados, com a possibilidade de acompanhamento do destino das doações. O cantor Rogério Flausino e atletas patrocinados pelo BB, os embaixadores do esporte, como Virna, Nalbert, Fabizinha e Marilson dos Santos, participaram da divulgação, convidando as pessoas a acessarem a página na internet.

Cão-guia

A parceria com o Instituto Magnus propõe a inclusão social e o resgate da cidadania de pessoas com deficiência visual por meio do cão-guia, proporcionando a esses indivíduos ferramentas e recursos para uma melhor convivência familiar e comunitária.

O projeto Educação para a Inclusão: um olhar para a vida gerou elevado engajamento do público interno e externo, além da efetiva conscientização para a causa do deficiente visual.

Nas redes sociais e na Agência de Notícias do BB, os comentários positivos declararam o interesse pelo tema e revelaram histórias valiosas como a da Lara, filha de funcionária BB em Boa Vista-RR, e do Thiago, funcionário BB deficiente visual em São Paulo-SP.

Desafio Transforma!

O Desafio Transforma!, rodada de investimento social em projetos para re aplicação de uma ou mais das 600 Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação BB, recebeu em sua primeira edição 232 inscrições.

Com até R$ 3 milhões de investimento para projetos nas áreas de educação e meio ambiente, a iniciativa impulsionou o Terceiro Setor e aproximou as novas gerações da mobilização social, do voluntariado e das ações sociais.

Durante evento virtual nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, em comemoração aos 35 anos da Fundação BB, 10 finalistas participaram do Pitch Day Socioambiental e apresentaram suas propostas para uma banca de parceiros do projeto: BB Gestão de Recursos (BB DTVM), Ativos S.A., BB Tecnologia e Serviços (BBTS), e apoiadores: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Microsoft e Gife.

Destas, três iniciativas de cada área foram contempladas com o investimento social da Fundação BB para reaplicação das Tecnologias Sociais.

No terceiro dia, um momento de conversa com parceiros sobre histórias valiosas e o anúncio dos premiados, encerrou, com muita emoção, o evento que ficará na história da Fundação BB.

Música e Transformação

O projeto Orquestrando o Brasil, uma das parcerias da Fundação BB, Fiesp e BB Gestão de Recursos (BBDTVM), legado do maestro João Carlos Martins, ofereceu aprimoramento profissional a músicos em todo o país, bem como a oportunidade ao público de assistir concertos com orquestras regionais sob a regência do maestro.

Em um ano em que as manifestações artísticas aconteceram sobretudo por meio de lives, o 35º aniversário da Fundação BB foi celebrado no formato virtual, com uma apresentação especial do maestro João Carlos Martins acompanhado pela GRU Sinfônica de Guarulhos (SP), no CCBB São Paulo. O evento virtual, transmitido pelas redes sociais, obteve mais de 206 mil visualizações.
(https://www.youtube.com/watch?v=1TO4T_4tAsI&t=9s)